Hospital Oftalmológico é pioneiro em certificação de qualidade

 A instituição de Sorocaba acaba de receber a classificação de “Acreditação Hospitalar” junto ao Ministério da Saúde, um reconhecimento inédito na região de Sorocaba e também entre os hospitais especializados em oftalmologia de todo o Brasil.



O Hospital Oftalmológico de Sorocaba (HOS) ingressa a partir de agora em um seleto grupo de instituições de saúde do País reconhecidas como prestadoras de serviço de qualidade em um criterioso processo de certificação criado pelo governo federal em 1996. Oficializada esta semana, a conquista tem sido festejada pela equipe do hospital, que em sua plenitude esteve envolvida com o processo de aprimoramento. O dia 7 de maio é o dia do Oftalmologista e este ano os profissionais do Hospital Oftalmológico de Sorocaba terão mais um motivo para comemorar. 
 
Com um Comitê Interno de Qualidade, o trabalho foi implantado e promoveu melhorias em todos os setores do hospital, recebendo o certificado de “Acreditação” concedido pelo Ministério da Saúde, por meio da Organização Nacional de Acreditação (ONA). Além de atestar a qualidade nos serviços prestados - atendendo a um padrão estabelecido pelo Ministério - o título também é o reconhecimento ao compromisso que o Oftalmológico tem com os critérios de segurança.

No País, atualmente existem 32 hospitais acreditados, a maioria deles localizada em capitais e este número dá a idéia da importância da certificação. O administrador do hospital, Edil Vidal de Souza, acrescenta que esta conquista é também um passo importante para a região de Sorocaba, já que a iniciativa do Oftalmológico de buscar a certificação pode motivar outros hospitais. Este inclusive é um dos objetivos da Acreditação, incentivando que os hospitais certificados estimulem a adesão de outras instituições a um programa de qualidade, resultando assim na melhoria dos serviços hospitalares, na área pública e privada.  

No caso do Oftalmológico, esta mudança já pode ser sentida pelos clientes e vem sendo notada ao longo dos sete meses de implantação do processo. Ambientes mais organizados, desenvolvimento das habilidades pessoais dos funcionários, o real envolvimento com o trabalho de equipe e a redução dos desperdícios são algumas das conquistas do hospital e de seus colaboradores neste período, avanços que já resultam na maior satisfação dos clientes.
        
Nova Meta

Motivados com a conquista do selo, os integrantes do Comitê de Qualidade (com representantes de todos os setores do hospital) já anunciam as novas metas.

Além de se preparar para as vistorias semestrais da instituição certificadora para manter a condição de Hospital Acreditado, o grupo já se mobiliza com o objetivo de alcançar o nível mais alto na classificação de qualidade, a “Acreditação com Excelência”, cujo certificado até hoje foi concedido a apenas dois hospitais em todo o Brasil (Hospital Márcio Cunha de Ipatinga/MG e Hospital Mater Dei de Belo Horizonte/MG).

A Acreditação Hospitalar tem atualmente 32 instituições certificadas em todo o Brasil, nos três níveis de qualidade estabelecidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). O nível 1 é Acreditação, primeira etapa a ser buscada por um hospital e que está relacionada aos critérios de segurança - atualmente há vinte hospitais assim classificados.

Na segunda etapa, Acreditação Plena, há dez hospitais certificados com aprofundamento no critério organizacional. Já o nível 3, o mais alto e mais cobiçado pelas instituições é chamado de Acreditação com Excelência e certifica qualidade em resultados.
 
 Processo

A busca da qualidade total é uma idéia que vem sendo trabalhada no Hospital Oftalmológico há quatro anos, mas foi no ano passado, depois de participar de eventos especializados na área, que surgiu um plano concreto em busca da certificação. Há aproximadamente sete meses foi dado o primeiro passo deste caminho, com um diagnóstico organizacional realizado pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG),  instituição acreditadora habilitada pela ONA.

Com todas as áreas avaliadas, foi  traçado o direcionamento do processo, com os pontos a serem trabalhados, modificados e também aqueles que deviam ser mantidos e aprimorados. A partir daí, foi iniciada a abordagem e conscientização dos funcionários, feita por equipes e também de maneira coletiva, por meio de uma campanha interna com o slogan: “Acreditação - Todos juntos nesta idéia”, visando à fixação do objetivo e  envolvimento dos funcionários.

A última etapa foi há poucos dias, entre 19 e 20 de abril, quando uma comissão do IQG, formada por representantes das áreas administrativa, médica e de enfermagem, promoveu uma auditoria em todo o hospital e também nos serviços terceirizados. A avaliação - para alegria e emoção de muitos funcionários - foi positiva, tornando o Hospital Oftalmológico de Sorocaba  o 32º Hospital Acreditado do Brasil. 
        
_________________________________________________
Mais informações sobre o processo de Acreditação do Hospital Oftalmológico de Sorocaba podem ser obtidas com Kátia ou Edil, pelo telefone (15) 3212-7097.

Newww.comm | faça-nos uma visita!